gilda@sinfonias.com.br

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Gilda Montans, uma vida dedicada à música.


por José Márcio Castro Alves

Nascida no município Altinópolis, interior do estado de São Paulo, Gilda Alves Montans obteve formação básica como professora de música em 1958 e, em 1960, recebeu o título de virtuose em acordeon, pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, tendo como mestres Edy Meirelles e Arnaldo Meirelles.
Instrumentista, arranjadora e compositora respeitada, Gilda ainda é graduada em Instrumentos (1968), Educação Artística e Educação Musical (1970), pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, além de ser mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1984), premiada com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.
A acordeonista foi idealizadora de uma das mais respeitáveis escolas de música do interior de São Paulo, na década de 1960: o Curso Alvorada de Harmônicas. Em sua carreira acadêmica também foi professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto, diretora do Centro de Comunicação e Artes da UNAERP, chefe do Departamento de Música e docente dos Cursos de Musicoterapia e Licenciatura Plena em Música da mesma Universidade.
Em 1993, Gilda Montans e Meire Genaro gravam o primeiro CD. A primeira faixa do disco é O trenzinho do caipira, de Heitor Villa-Lobos.



O conhecimento aprofundado sobre o instrumento permitiu com que Gilda desenvolvesse projetos significativos, como a vivência sonora “Experiência Integrada: homem, natureza e música” (1994) e a série, “Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto”, que em 2011 completa sua décima primeira edição.
Como produtora musical e artística, colaborou nas gravações dos dois discos independentes do “Duo de Acordeons Gilda e Meire” e também é responsável pelas partituras, arranjos e transcrições para o Duo.
Atualmente, a acordeonista Gilda Montans é presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP).

Próxima Página

8 comentários:

  1. Adorei o blog...
    Abraços Suzana (ALUNA DA MEIRE)

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhh..... O que escrever sobre essa pessoa maravilhosa e estupenda profissional...
    É um exemplo pra mim até os dias de hoje....
    Gilda foi minha professora por volta dos anos de 1999 e 2000, no curso de Musicoterapia da UNAERP. Fiquei quase 3 anos por lá, depois fui para fora do país, e terminei meu curso em SP.... mas tudo o que aprendi com ela, levo comigo até hoje!
    Professora Gilda, te agradeço por TUDO!!!! Você é um grande exemplo pra mim, em todos os sentidos!

    Grande Beijo

    Ana Carolina Baciotti Bernardino
    anaflute@hotmail.com
    anaflute@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito comprar o CD e não sei onde encontrar. Vou comemorar 32 anos de casada no dia 06/06 e quero presentear meu marido e lógico a mim também com sua músicas, mas está difícil encontrar. Gostaria que me dissesse onde encontrar. Um abraço carinho dessa fã Silvia Miranda.
    email.: vinhaflor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de contratar um acordeonista para tocar no meu casamento, mas não encontro nenhum em Ribeirão.Seria uma participação de mais ou memos 1 hora e meia.
    Gostaria de uma indicação.
    Grata, Bruna
    email: bruna.tannous@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada de coração Dona Gilda,por proporcionar ao meu pai Sr. Osvaldo Cardoso,talvez o dia mais importante e feliz de seus 90 anos de vida...valeu de coração...obrigada em nome de toda família Cardoso e Riul

    ResponderExcluir
  6. Por favor gostaria do contato da Meire para ter aulas de acordeon, se tiverem por gentileza me passem meu email é. Daniel.hp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. GILDA É ABIGAIL, PEÇO POR FAVOR SE POSSIVEL ME ENVIAR O ENDEREÇO E FONE DE UM AFINADOR DE ACORDEON E DE QUEM TROCA AS CORREIAS DO ACORDEON. OBRIGADA
    ESTE E-MAIL É DA MINHA FILHA KATIA
    katyslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gilda e Meire vcs foram minhas professoras de acordeon Inicialmente na casa da Gilda,depois Conservatório até entrar na Faculdade. Participei do conjunto Harmonia e toquei La Traviata sozinha na antiga rádio Pra7. D.Gilda tentou fszer_me continuar mas não tive como. Amei o seu conserto com Meire e demais músicos. Tive saudades e muita vontade de tocar. Parabéns por está noite linda q proporcionaram Abraços de longe porque não pude estar junto na noite de ontem.Vcs são rspetaculares

    ResponderExcluir